quarta-feira, 13 de maio de 2009

CAMABATELAMEUAMOR



Camabatela Por Saudades vim aqui escrever-te


LINDA VILA DE CAMABATELA

Sobre um Morro pequenino - Assim eu te conheci,

Camabatela tao Linda- Ainda hoje penso em ti ...

---

Adoro ver tua Igreja - Pois dentro dela Rezei,

E em momentos Dificeis - Eu nela me Refugiei ...

Eu tenho em minha memória - Tantas coisas que vivi,

Camabatela e Igreja - E as vezes que la dormi ...


Os Anos foram passando - Eu sem nunca te esquecer,

Com Camabatela eu Sonho - E quero-te ate morrer ...

Tinha Hotéis e tinha Bares - Clube e Administraçao,

Tinha Correios e Escola - E la em cima a Missao...


Adoro ver sempre Fotos - Daquela Vila tao Bela,

De Kuanza Norte Menina - A Minha Camabatela...

Ao ver-te hoje como és - Eu sempre te vou recordando,

Com tantos Anos passados - Continu-o te Amando ...

Continuas sendo a Vila - De Angola a mais Bela,

Apesar de maltratada - Es sempre Camabatela ...

Vou guardando com Saudades - Com Amor e com Paixao,

Camabatela minha Vila - Dentro de meu Coraçao ...

Quando recebo Fotos tuas - Fico logo recordadndo,

Tuas Casa teu Jardim - Eu nas Ruas passeando ...

Naquele Lindo Jardim - As vezes que la passei,

Naqueles Bacos de Pedra - As vezes que la me sentei...


Mesmo em dias de Cacimbo - Ou em noites de Luar,

Em Camabatela o Jardim - Que bom era la estar ...

Candeeiros iluminavam - E quando nao havia Luar,

Casais que estavam sentados - Nos Bancos a Namorar...

Tinha seu Bar Girasol - Hoje guardo seu Retrato,

Do tempo que la passei - Ouvindo na Radio o Relato...

Haviam Homens na Vila - Que para o relato ouvir,

No Girasol bebiam Cucas - Whisky para se divertir ...

Naquele Lindo Jardim -Tudo era bom de ver,

Senhoras a passear - Seus Maridos a beber...

Girasol era o Bar no Jardim - Pois de la se viaa Igreja,

Comia-se boas petiscadas - E regava-se com Cerveja...


Em Dias de calmaria - Com um calor de assar,

Muitos iam a Granja - Para la se refrescar...

Rapazes amigos que tinha-Muitas pessoas amigas,

La iamos todos a Granja-Para ver as Raparigas...

Camabatela Querida - De um Povo trabalhador,

Comerciantes Fazendeiros - Todos lhe tinham Amor ...

Camabatela crescia - Era bela sua Imagem,

Repouso de camionistas - Que passavam em Viagem...

Ainda me lembro bem - De tudo que lá havia,

Velhos armazéns de café - Do Hospital e Padaria …

Até a própria Sanzala - Eu não a sei esquecer,

E tal como Camabatela - Eu também a queria ver …

Por Cubatas eu passei - Batucadas eu ouvia,

Cantigas que lá cantavam - Mas que nada eu entendia …

Cipaios de Camabatela - Alguns que eu conheci,

Chapéu largo na cabeça - E a farda de Káki …

Os Velhos Sobas também - Bem sentados nas Cubatas,

Fumavam os seus  Cachimbos - As Mulheres iam prás Matas...

Camabatela no Norte - Bons momentos eu vivi,

Picadas e Lindas paisagens - Sanzalas que percorri …

Na Vila tinha o Patrão - Depois de me conhecer

Aos Domingos com a carrinha - Á Sanzala ia-mos vender …

  • Cheguei a ir pró Negage - Para o Quitexe também ia,
  • Com a Carrinha bem cheia - Na Sanzala tudo vendia …

Visitei algumas Fazendas - Amigos do meu Patrão,

No meio de intensas matas - No Norte de Angola então…

Era Linda a Natureza - E aquele enorme arvoredo,

Eu nas Roças passeava - E nunca sentia medo …

Tantos locais visitei - Coisas lindas que eu vi,

Com tantos Anos passados - Eu de nada me esqueci…

De Camabatela saia - E ia para todo o lado,

E quantas vezes eu fui - De noite caçar Veado …

Entre capim caminhando - E tantas vezes o fiz,

Com amigos de Camabatela - Sempre á caça da Perdiz …

O Velho Clube da Vila -Coisas lindas que se faziam,

A Desfiles e aos Bailes - Os Ambaquistas lá iam …

Tarzan encontra o Filho - O Primeiro Filme que eu vi,

Naquele velho Clube - Que nunca mais o esqueci …

Eram  Matinés á tarde - E era tudo engraçado,

Á noite via-se  o Filme - Com o Clube Lotado …

Brincadeiras que lá faziam - Sem ninguém levar a mal,

Aquela Gente bem alegre - Quando vinha o Carnaval …

Dava-se Voltas á Vila - E esta ficava mais Bela,

Ambaquistas em folia - Era assim Camabatela…

Em quase todas as casas - Eu as via Lindas assim,

Nas Varandas e Janelas - Flores como no Jardim…

Foi aqui nestas Bancadas - Tantas vezes me encontrei,

Para ver o nosso Ambaca - Tanta vez por ele gritei...

Grupo Desportivo de Ambaca - Tanta vez aqui o via,

E como o Ambaca ganhava - Eu sentia Alegria...

A Natureza era amiga - Mesmo sem ter Jardineiro,

Nalguns quintais  eu lá vi - Um ou outro Cafeeiro …

Camabatela asseada - Depois de a conhecer,

Aquela gente era Amiga - E Fazia a Vila Crescer…

Faziam-se novas Ruas - Lindas casas asseadas,

Pequenas mas muito lindas - Todas elas bem pintadas…

Quase todas com varandas - Cada vez se viam mais,

Eram quase todas parecidas - Mas nunca eram iguais …

Recordo-me ainda ver - Aquele povo ordeiro,

Nas procissões que faziam - Ao seu Santo Padroeiro …

Conheci os Capuchinhos - Que moravam na Missão,

Na Festa do Padroeiro - Lá vinham na Procissão …

Em Camabatela na Vila - Era um regalo lá estar,

Á semana no trabalho - Ao Domingo a descansar…

Carrinhas de um lado para outro -Ninguém lá andava a pé,

Fosse para ir á Sanzala - Ou ás Roças do Café …

Motoristas que lá passavam - Eu lembro-me bem ainda,

Ouvi-los dizer assim - Camabatela é tão Linda …

Paravam seus camiões - Percorriam a Vila a pé,

Quando vinham do Norte - Para Luanda com o Café…

Em Camabatela Pernoitavam - Depois de virem da mata,

Achavam Camabatela Boa - E uma Vila Pacata …

Cansados de tantas Viagens - E por entre picadas andar,

Preferiam aquela Vila - Em Camabatela descansar…

Camabatela Acolhedora - A todos guardava por bem,

Dando apoio a quem passasse - Não desprezava ninguém…

Camabatela era a Vila - Com ponto de referencia,

Uns chegando outros partindo - Com muita frequência …

Linda Vila hospitaleira - Povo Gentil e de bem,

Como o de Camabatela - Eu nunca vi mais ninguém …

Gostava de ir aos Correios - Á minha caixa Postal,

Para ver se tinha Correio - Que vinha de Portugal …

Passear em Camabatela - Eu tanto gostava fazer,

Ver as Ruas e as Casas - Pois tudo me dava Prazer…

Assim conheci Pessoas - Por muitas vezes as ver,

Hoje com Anos passados - Não as consegui esquecer…

Conheci as que chegavam - E também as que partiam,

Aquelas com quem eu lidei - Também a mim conheciam …

Camabatela de Amigos - Fosse qual fosse a cor,

Branco Mulato Mestiço - Camabatela era Amor…

Na Escola havia o Professor - Mauzinho como ninguém,

Também tinha Professora - Senhora Amiga e de bem …

Aos Domingos quase sempre - Depois da Missa o laser,

Lá havia o Tiro aos Pratos - Dando Tiros por prazer …

Sabes Camabatela, Sinto-me Feliz quando escrevo para ti.

As Fotos foram cedidas pela Lisa Figueiredo e pelo

Carlos Frutuosa a quem agradeço imenso.OBRIGADO

Meu Endereço.

Albino Silva

Rua,Nª Sª de Guadalupe,Nº 24

Gandra, 4740-476  Esposende

TM.  963  297  804

Meu E-Mail     Albino_silva15@hotmail.com


Em Breve Voltarei e quando as Saudades de novo

Voltarem

Grandes Abraços para todos os Ambaquistas que

de certa formam e como eu Amam Camabatela,

e em Especial para aquelas que me tem contactado e 

apreciam este trabalho que com o mesmo Amor

dedico a Camabatela.




_____________________________







































3 comentários:

segen disse...

Por um instante ,estive em Camabatela
navegando na net,com este bonito blogger.Fico com saudades do jardim
onde tanto brinquei¨!
Para quem mais desejar de Camabatela
tb existe camabatelagradece em slides
Um abraço a todos e outro grande
ao meu amigo Albi,que està de parabens¨!
Da Nina

Unknown disse...

SOU AMBAQUISTA filha do Manuel da bomba, adorei ver a minha camabatela nas fotos aqui postadas, o meu muito obrigado aqueles que colaboraram para que eu voltasse a rever a minha terrra natal tao querida na qual amo de paixao....realmente esta terra tem muito encanto e está a ficar novamente linda
abraços

Unknown disse...

Adorei ver o Mufongo (Camabatela),na net, muito embora,
viva em Luanda.Estou a 18 anos, sem pintar nessa vila ,que também amo.
O meu muito obrigado.
Sou filho do Pinto Pereira (empregado do Waldemar).
de Óscar Pinto.