segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CAMABATELA JAMAIS TE ESQUECEREI ...

EU TE ADORO CAMABATELA


A Nossa Linda Igreja

12 de Setembro 2009

Camabatela em 1960

A FESTA DE AMBAQUISTAS


Ambaquistas que iam chegando

Os primeiros cumprimentos

A alegria de estar presente






















Assinaram a Presença
___


Alguns dos Pratos no Lanche











Joaquim Moreira - MAUA


Menina Linda



























Ambaquistas de Sempre
A Festa
___
Como foi linda a Festa.
Durante a manhã deste dia 12 de Setembro, pouco a pouco os
Ambaquistas iam chegando sorridentes e trocavam aquele
abraço de Saudades.
Uns porque não se vêem á muito tempo, outros porque o pouco
tempo em que não se vê também deixa Saudades, e eu
próprio que o diga.
Nós Ex Residentes em Camabatela, quando nos juntamos
criamos sempre um ambiente Óptimo e Saudavel,
pois todos conhecemos todos e temos uma perfeita amizade
que contrasta bem com aquele passado em terras de Angola
concretamente na nossa Querida e Linda Vila de
Camabatela, que mesmo á distância e no decorrer dos Anos
ainda a Amamos.
Todos falamos daquele passado Lindo, onde todos a trabalhar
naquela Vila, nas mais variadas profissões, iamos construindo
e dando cada vez mais tamanho e Beleza a Nossa Camabatela
que ainda hoje Amamos.
Fizemos Casas, Ruas,Igreja, Jardins, enfim fizemos tanto por
aquela Vila que hoje e ao recordar , por vezes deixamos cair
uma Lágrima, quando vemos a nossa casa ou o nosso espaço
um pouco abandonado e estragado mas que mesmo assim
adoramos ver.
Sinceramente eu que apenas estive Três Anos em
Camabatela, sinto Amor por aquela Vila do Norte,
tanto como outro Ambaquista que lá esteve
muitos Anos. E porquê ?...
Porque era um menino com 11 anos, e lá comecei a
perceber o que era trabalho e lidar com gente diferente
daquela com quem estava habituado, e refiro-me aos Nativos
ou seja ao pessoal das Sanzalas, e ainda a uma Vila diferente
da minha , naquela altura Esposende.
Tudo era diferente, mas Camabatela me acolheu e me fazia
andar alegre, já que Camabatela transmitia alegria,
pelas pessoas amigas que lá se encontravam e me davam
coragem, mas também porque me oferecia mais distrações
como por exemplo, ver o G. D.de Ambâca e as
Matinés ao Domingo no Clube, e ainda Cinema.
As Pessoas eram maravilhosas e a Vila bem Hospitaleira
e por isso me habituei depressa ao ambiente, que pouco a
pouco deixava de pensar nos mimos da Familia
que em Portugal tinha ficado, com excepção de meu Pai.
Como Vós caros Ambaquistas, eu Amava a nossa
Camabatela como ainda hoje Amo, mesmo quando as
coisas não corriam bem como desejava, mas, gostava dela,
como ainda hoje me dá prazer ver Fotos e Filmes
relacionados com Camabatela, e juntamente com vós
sentir Saudades enormes e vontade de lá estar.
Com vós choro quando vejo o abandono por aquilo
que deixamos tão Lindo e bem zelado.
Aprecio quando vos vejo comentar ao ver as casas e
tudo quanto deixaram, bem como uma
boa parte da vossa vida.
Fico Feliz como vos ao ver agora as Imagens de um pequeno
mas grande Filme que o Carlos Frutuosa fez em Agosto,
e teve a Gentileza de nos mostrar a todos, e que em
algumas situações se bateu Palmas por ver que a
nossa Querida Camabatela está sendo recuperada,
e ficando cada vez mais Linda, a Igreja, o Jardim, a
Escola, o Hospital e algumas casas que nos encheu de
satisfação mesmo sabendo que já nada nos pertence,
mas sim a um passado já um pouco distante mas,
que o tempo não apaga.
Camabatela não é nossa, mas Camabatela é Nossa
enquanto nós nos lembramos dela, e lhe tiver-mos Amor.
Aquela Vila é o nosso Orgulho, a nossa Paixão
e a razão de nos juntar-mos para não a esquecer jamais.
Como eu digo muitas vezes, Camabatela só deixará de estar
em meu pensamento, quando eu deixar de ser o Albino.
Força Ambaquistas enquanto puderes vamos estar
presentes para mais um Abraço e juntos continuar
a falar da Nossa Querida Camabatela.
Albino Silva
____
Sr.Santiago e Filho Henrique -Guarda redes do G.D.Ambaca-1961
Vivendas de Camabatela

A casa da Dona Aninhas e loja do Sr. Artur Pinto

Camabatela Vivendas e o Jardim

Mesmo com a foto desfocada a Igreja é Linda











Hospital


A Loja do Fernando Luis Nunes, 1960



Hotel Bandeira

Hotel Bandeira Bar




A Loja do Sr. Artur Jorge Pinto de Oliveira


Suponho ser a casa do Sr.Raúl Bixo





A loja do Sr. Manuel Augusto Ribeiro

A Casa do Sr. Ribeiro e D. Rosalina Adelaide Brito Pinto Ribeiro



O jardim e a Escola do lado direito

Camabatela em frente da Administração

Chegada a Camabatela vindo do Negage

Descida para Camabatela vindo do Negage

A Caminho de Camabatela depois do cruzamento da Missão

Da Missão para Camabatela

Campo de Futebol na Missão Camabatela

Albino Silva
___
Ambaquistas com enorme prazer quis escrever para vos
ao mesmo tempo que vos ofereço as fotos do nosso encontro.
___
As Fotos da nossa Camabatela, algumas delas desfocadas
foram tiradas do Filme que o Carlos Frutuosa nos mostrou
e eu aqui as separei no melhor que pude, mas sei que assim
podem ver melhor as vossas casas, e locais tão lindos da
Nossa Camabatela.
____


Agradeço do coração ao Carlos Frutuosa pela cedência de
uma Cópia de seu Filme e sem isso não vos podia dar
este trabalho que com muita dedicação fiz para todos nós,
e aproveito para dar os Parabéns ao Carlos pelo Lindo e
Excelente trabalho que fez, sabendo das dificuldades que teve
para elaborar este magnifico Filme.
Obrigado Carlos Frutuosa, pois demonstra o Amor
que tem aquela terra, e a todos os Ambaquistas,
e com seu esforço nos presentiou Lindamente.
____
Peço Ainda desculpa ao carlos
Frutuosa por ter retirado
de seu Filme as fotos aqui apresentadas, mas que para
todos os efeitos são suas .
_____
Através de meus endereços façam chegar a outros
Ambaquistas este trabalho.
____
Albino Silva
Aceito seus comentários...
____________Voltarei_________
































































































































































































































































































































































































Um comentário:

Juju Galino disse...

Olá, não conheço Camabatela mas ouvi tanto falar sobre ela por um amigo, já falecido, que teve uma fazenda no Maua que fiquei curiosa, por acaso conheceu Fernando José de Almeida Rocha, mais conhecido pelo Rocha maluco ou Rochinha? Se V.ou algum dos seus amigos souber, agradecia que me contactassem, obrigada.